Faça o agendamento online. 
É fácil, rápido e seguro.

A bexiga hiperativa ou bexiga nervosa é uma síndrome que se caracteriza pelos seguintes sintomas: urgência urinária, que pode vir acompanhada ou não de incontinência urinária, aumento da frequência das micções ao longo do dia e necessidade de se levantar à noite para urinar várias vezes.

É um distúrbio neuromuscular, no qual o músculo da parede da bexiga se contrai inapropriadamente durante o seu enchimento, comprometendo a fase de armazenamento.

A bexiga hiperativa não corresponde a uma doença mas a um conjunto de sintomas, como a necessidade urgente de urinar (urgência miccional), com ou sem incontinência, habitualmente acompanhada de frequência e de aumento no número de micções noturnas (noctúria), na ausência de infeção ou outra doença que possa explicar esses sintomas.

 

Causas:

A bexiga hiperativa é causada por alterações da inervação da bexiga. Quando a bexiga não está cheia, o seu músculo está relaxado. Quando ela está mais preenchida, são enviados sinais para o sistema nervoso com essa informação e assim se desencadeia a vontade de urinar. A bexiga hiperativa ocorre quando esse sinal é enviado mesmo sem a bexiga estar cheia ou quando os músculos da bexiga são demasiado ativos, forçando a bexiga a contrair-se mesmo sem estar cheia e, desse modo, causando uma vontade urgente de urinar.

Essa alteração pode acontecer devido a:

  • Lesões traumáticas de medula espinhal.

  • Hérnias de disco.

  • AVC.

  • Esclerose múltipla.

  • Doença de Parkinson.

  • Demências, como o mal de Alzheimer.

  • Diabetes mellitus.

  • Insuficiência cardíaca.

  • Infecção urinária.

  • Hiperplasia benigna da próstata.

  • Cálculos na bexiga.

 

Sintomas:

  • A princípio, tem desejo súbito de urinar com frequência;⁣

  • Igualmente, levanta mais de 2 vezes para urinar a noite;⁣

  • Urina mais de 8 vezes por dia;⁣

  • Perde urina ao tossir, espirrar ou fazer exercícios físicos.⁣

O sintoma mais típico da bexiga hiperativa é a urgência urinária, que é a vontade súbita e incontrolável de urinar. Quando o paciente apresenta urgência urinária, ele precisa ir ao banheiro rapidamente, pois não é capaz de segurar a urina por muito tempo. Por esse motivo, perdas eventuais de urina na roupa podem ocorrer em alguns pacientes, principalmente naqueles com mobilidade afetada.

A urgência urinária pode surgir mesmo quando a bexiga não está completamente cheia, pois ela é resultado de uma contração precoce e inapropriada do músculo detrusor (o músculo detrusor é um músculo liso da parede da bexiga urinária).

 

A prevalência da bexiga hiperativa aumenta com a idade (20% aos 70 anos e 30% aos 75 anos); contudo, não deve ser encarada como parte do envelhecimento, mas sim como uma perturbação que pode ser tratada.

O diagnóstico da bexiga hiperativa é habitualmente feito através de uma cuidadosa avaliação da histórica clínica do paciente e do exame físico. O teste de urodinâmica, que é um exame feito para avaliar o quão bem os sistema urinário consegue armazenar e eliminar a urina, pode auxiliar no diagnóstico dos casos mais complexos.

Tratamento:

O tratamento da bexiga hiperativa pode ser feito por meio de terapia comportamental, medicamentos e cirurgia.

A combinação entre medicamentos e terapia comportamental costuma ser eficaz na maioria dos casos, ficando a cirurgia restrita aos poucos casos mais difíceis de serem controlados.

Caso não tratada adequadamente, a bexiga hiperativa pode provocar grande redução da qualidade de vida do paciente, principalmente naqueles que não conseguem ter uma contínua noite de sono.  São frequentes os efeitos psicológicos, como sentimentos de medo, vergonha e culpa. A preocupação em relação ao odor, a sensação de sujidade, a incontinência durante a atividade sexual, podem comprometer a vida afetiva dos pacientes afetados e a frequência urinária e a necessidade de interromper tarefas interfere com a capacidade de trabalho e de viajar.

 

O médico urologista é o especialista recomendado para avaliar e tratar os sintomas de bexiga hiperativa. Quanto antes você buscar ajuda, maiores são as chances de conseguir um tratamento efetivo.

#UrologiaTirol #Urogrupo #UroPediatria #Urologista

#DrRafaelPauletti #UrologiaEmNatal #UrologiaMaisSaúde

Siga nas Redes Sociais

  • Facebook
  • Instagram