Três Cores irregulares
Faça o agendamento online. 
É fácil, rápido e seguro.

DAEM - Conhecida popularmente como “andropausa”, é uma síndrome que ocorre com o envelhecimento, caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da diminuição da concentração de androgênios no homem. Estudos apontam que apenas cerca de 20% dos homens após os 40 anos terão a queda de testosterona.

O envelhecimento do homem é acompanhado por um progressivo declínio da produção de testosterona. Essa lenta diminuição provoca uma série de sinais e sintomas que podem, muitas vezes, interferir na qualidade de vida do homem.

Os sintomas atribuídos são: diminuição da libido, disfunção erétil, redução massa muscular , aumento da porcentagem de gordura, osteoporose, diminuição da vitalidade e depressão. Quando esses um ou mais desses sintomas estiverem presentes recomenda-se a investigação hormonal.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

O diagnóstico da DAEM deve ser sempre clínico e laboratorial e pode ser feito de maneira simples por um médico urologista, que é o especialista mais indicado nestas situações. Durante a consulta, de acordo com as queixas e o estado geral de saúde do paciente, o especialista poderá suspeitar do problema e solicitar a dosagem de testosterona, que é realizada por meio de um exame de sangue.

 

Caso o paciente seja de fato diagnosticado com a DAEM, deve-se iniciar o tratamento com terapia hormonal.

É importante lembrar que somente um médico especialista, com base em exames clínicos e laboratoriais, poderá indicar qual o melhor caminho para o tratamento.

Saiba mais
Prevenção é Saúde