confetti transparentes
Saiba mais
Prevenção é Saúde
Faça o agendamento online. 
É fácil, rápido e seguro.

O que causa a fimose?

A fimose infantil tem cura e nem sempre é necessária intervenção cirúrgica ou tratamento específico, tendo em vista que a condição pode se resolver naturalmente com o passar do tempo. Por isso, o pediatra deve avaliar caso a caso.

É uma condição frequente em até 50% das crianças com 1 ano de idade, e tem redução natural de sua prevalência para 8% aos 7 anos de idade. 

A cirurgia de fimose em crianças esta indicada para aquelas que  já tiveram algum tipo de complicação como: balanopostite, infecção urinária, disfunção miccional, dor e lesões traumáticas.


Quando um bebê do sexo masculino nasce é comum que ele apresente dobra de pele que protege o pênis, aderindo à extremidade do órgão, conhecida como glande (cabeça do pênis). Com seis meses de idade, 20% das crianças já apresentam o prepúcio retrátil. Aos três anos, cerca de 50% dos meninos já o retraem facilmente e aos 17 anos, o número chega a 99% dos casos. Essa é a causa mais comum da fimose.

Entretanto, a fimose também pode ser causada por episódios repetidos de infecção na pele ou na glande durante os primeiros anos de vida ou mesmo na adolescência e fase adulta. Esse quadro desencadeia uma piora da pele que envolve a glande, impossibilitando que ela seja exposta.

Quais complicações a fimose pode causar?
Além de ser um dos principais fatores para o câncer de pênis, a fimose pode provocar outras complicações, se não tratada adequadamente, devido ao risco de dificuldade de limpeza na região, como:

  • aumento do risco de infecção urinária;

  • dor nas relações sexuais

  • maior propensão a ter uma DST, HPV ou câncer de pênis;

  • maior risco de desenvolver uma parafimose, que é quando o prepúcio fica preso e não volta a recobrir a glande.


A fimose também atinge mulheres?
Apesar de ser um problema que acomete principalmente os homens, em casos raros as mulheres também podem ter. A fimose feminina, na verdade, deve ser chamada de sinéquia de pequenos lábios, acontece quando há aderência entre os pequenos lábios da vagina, que tapam completamente a abertura vaginal.

É uma condição rara e que quando não se resolve naturalmente, o tratamento mais indicado para solução definitiva é aplicação de pomada com estrôgeno, receitada por médico especializada conforme cada caso.

Como prevenir a fimose?
Não é possível prevenir a fimose, uma vez que a formação da pele que encobre a cabeça do pênis (glande) ocorre ainda na vida fetal e varia conforme cada caso, baseado na genética de cada pessoa.