Clínicas: Rua Ceará Mirim, 264 Tirol / Rodrigues Alves, 800 - Tirol, Natal
Tel: (84) 3201-1000 / 3301-3500


Faça o agendamento online.
É fácil, rápido e seguro.
A hidrocele é o acúmulo de líquido dentro do testículo, o que pode deixar um pouco inchado ou um testículo maior que o outro. Pode ser uni ou bilateral, de etiologia congênita ou adquirida. Acomete com maior frequência bebês e adultos acima de 45 anos.
A maioria das hidroceles testiculares ocorre em bebês recém-nascidos. Neste grupo, o principal fator de risco é o nascimento prematuro. Crianças que nasceram prematuramente têm maior chance de desenvolver hidrocele testicular.
Nos adultos, as hidroceles afetam principalmente os homens com idade superior a 45 anos. Os fatores de risco para o desenvolvimento de uma hidrocele nesta fase da vida incluem lesões, infecções (incluindo DSTs) e até mesmo tumores.
Tratamento:
Na maior parte dos casos o hidrocele no bebê não precisa de qualquer tipo de tratamento específico, desaparecendo sozinho em até 1 ano de idade. No caso de homens adultos pode ser indicado esperar 6 meses para verificar se o líquido desaparece sozinho.
Porém, quando está causando muito desconforto ou aumenta de tamanho ao longo do tempo, o médico pode recomendar fazer uma pequena cirurgia com anestesia geral para remover o hidrocele do escroto.
Este tipo de cirurgia é bastante simples e pode ser feita em poucos minutos e, por isso, a recuperação é rápida, sendo possível regressar a casa algumas horas depois da cirurgia, assim que o efeito da anestesia desaparece completamente.
Outra forma de tratamento consiste na realização de uma aspiração com anestesia local.
Está com dor nos testículos? Como o inchaço também pode ser sinal de doenças mais graves causadas por processos inflamatórios em estruturas vizinhas ao testículo, traumatismos, obstruções dos vasos linfáticos ou até mesmo tumores como câncer, é sempre recomendado consultar um especialista, para confirmar o diagnóstico de hidrocele.
#UrologiaTirol #Urogrupo #UroPediatria #Urologista
#DrRafaelPauletti #UrologiaEmNatal #UrologiaMaisSaúde
Saiba mais
Prevenção é Saúde
