fundo-gradiente-tons-de-verde.jpg
Faça o agendamento online. 
É fácil, rápido e seguro.

A hidronefrose é uma dilatação do rim causada por uma obstrução no tubo que liga o rim à bexiga (uréter). Os rins ficam inchados em decorrência da pressão de retorno do fluxo urinário que danifica seus delicados tecidos e interfere na sua função.

Na maior parte das vezes, a hidronefrose surge como complicação de outra doença, como pedra nos rins/ureter ou tumor nas vias urinárias. Essa anomalia pode acometer bebês, crianças e adultos.

As causas incluem: pedra nos rins, infecções, aumento da próstata, coágulo sanguíneo ou tumor.

Muitas vezes a hidronefrose pode não gerar sintomas, mas quando ocorrem eles se manifestam como:
 

  • Dor nas costas, cintura, abdome inferior ou virilha

  • Infecções urinárias ou renais recorrentes

  • Dor persistente ao urinar

  • Aumento da urgência devido à micção ou incontinência urinária

  • Sensação de bexiga cheia mesmo depois de urinar;

  • Náuseas e vômitos;

  • Febre leve.

 

Pessoas diagnosticadas com hidronefrose também possuem maior risco de desenvolver infecções urinárias. O tratamento será direcionado de acordo com a causa e poderá incluir antibióticos se houver uma infecção ou em casos graves, a urina pode precisar ser drenada da bexiga ou do rim.

 

Sempre que existir suspeita de algum problema urinário, é importante consultar um médico especialista urologista e/ou nefrologista para fazer exames de diagnóstico, como ultrassom, teste de urina ou exame de sangue, para identificar uma possível causa e iniciar o tratamento adequado.

 

Quando a hidronefrose não é tratada adequadamente, o inchaço do rim vai provocando pequenos danos que dificultam o funcionamento do órgão. Casos mais sérios, quando não tratados adequadamente, levam a lesão irreversível do rim ou até mesmo à insuficiência renal.

Saiba mais
Prevenção é Saúde