Clínicas: Rua Ceará Mirim, 264 Tirol / Rodrigues Alves, 800 - Tirol, Natal
Tel: (84) 3201-1000 / 3301-3500
Faça o agendamento online.
É fácil, rápido e seguro.
A hidronefrose é uma dilatação do rim causada por uma obstrução no tubo que liga o rim à bexiga (uréter). Os rins ficam inchados em decorrência da pressão de retorno do fluxo urinário que danifica seus delicados tecidos e interfere na sua função.
​
Na maior parte das vezes, a hidronefrose surge como complicação de outra doença, como pedra nos rins/ureter ou tumor nas vias urinárias. Essa anomalia pode acometer bebês, crianças e adultos.
​
As causas incluem: pedra nos rins, infecções, aumento da próstata, coágulo sanguíneo ou tumor.
​
Muitas vezes a hidronefrose pode não gerar sintomas, mas quando ocorrem eles se manifestam como:
-
Dor nas costas, cintura, abdome inferior ou virilha
-
Infecções urinárias ou renais recorrentes
-
Dor persistente ao urinar
-
Aumento da urgência devido à micção ou incontinência urinária
-
Sensação de bexiga cheia mesmo depois de urinar;
-
Náuseas e vômitos;
-
Febre leve.
Pessoas diagnosticadas com hidronefrose também possuem maior risco de desenvolver infecções urinárias. O tratamento será direcionado de acordo com a causa e poderá incluir antibióticos se houver uma infecção ou em casos graves, a urina pode precisar ser drenada da bexiga ou do rim.
Sempre que existir suspeita de algum problema urinário, é importante consultar um médico especialista urologista e/ou nefrologista para fazer exames de diagnóstico, como ultrassom, teste de urina ou exame de sangue, para identificar uma possível causa e iniciar o tratamento adequado.
Quando a hidronefrose não é tratada adequadamente, o inchaço do rim vai provocando pequenos danos que dificultam o funcionamento do órgão. Casos mais sérios, quando não tratados adequadamente, levam a lesão irreversível do rim ou até mesmo à insuficiência renal.