fundo-gradiente-tons-de-verde.jpg
Faça o agendamento online. 
É fácil, rápido e seguro.

Prostatite é dor e inchaço, inflamação, ou ambos, da glândula da próstata, que provoca um crescimento anormal da glândula, causando dor, desconforto e impedindo a passagem da urina.

A maioria dos casos de prostatite tem relação com infecções bacterianas; porém, também podem ser causados por vírus, fungos e outros agentes.

Existem dois tipos principais: a prostatite aguda (causada por uma infecção bacteriana) e a prostatite crônica (que ocorre naturalmente, com a idade).

Muito comum. Casos por ano: mais de 2 milhões (no Brasil)

Causas: As infeções urinárias são a principal causa para as prostatites agudas, sendo estas denominadas prostatites infecciosas. Estas são geralmente provocadas por bactérias (Escherichia coli, Pseudomonas, Klebsiela e Proteus) que migram da bexiga ou da uretra para a próstata.

A presença de infeções urinárias frequentes, problemas de esvaziamento da bexiga, uso de sonda vesical e uretrites de repetição aumentam a probabilidade de vir a desenvolver uma prostatite bacteriana.

Requer um diagnóstico médico.

Os sintomas incluem dificuldade de urinar, dor na região genital, na região pélvica ou nos genitais, e, às vezes, sintomas semelhantes aos da gripe.

Frequentemente requer exames laboratoriais ou de imagem

 

Propaga-se por contato sexual.

Curto prazo: resolve-se em dias ou semanas.

Procure atendimento médico. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior a probabilidade de cura com tratamentos mais simples.

Saiba mais
Prevenção é Saúde