Clínicas: Rua Ceará Mirim, 264 Tirol / Rodrigues Alves, 800 - Tirol, Natal
Tel: (84) 3201-1000 / 3301-3500
Bexiga com trabeculações ou divertículos são bexigas chamadas de "esforço", ou seja, que estão mais espessadas devido alguma obstrução na via de saída, seja devido a doenças da próstata (HPB ou câncer) ou da uretra (estenose de uretra). É também associada a bexigas neurogênicas.
​
A obstrução na saída da bexiga é uma condição na qual a abertura da bexiga e da uretra ficam parcial ou completamente bloqueadas, permitindo que pouca ou nenhuma urina saia. A bexiga responde a esse bloqueamento do fluxo se tornando mais espessa e trabalhando mais para eliminar essa urina. Após um tempo, as paredes da bexiga vão afinar, e a bexiga não conseguirá realizar sua função se o problema não for tratado.
Os sintomas mais comumente associados a bexiga de esforço são relacionados a vontade de urinar com maior frequência de dia ou de noite, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e vontade muito imperiosa de urinar a todo momento.
Um espessamento da parede da bexiga pode ser um sinal de várias condições médicas. Geralmente também é acompanhado por outros sintomas. Muitas dessas condições são facilmente tratáveis com um diagnóstico precoce.
É importante relatar qualquer alteração nos seus hábitos urinários ao seu médico. As infecções da bexiga, por exemplo, podem levar a infecções nos rins. Estes podem ser bastante graves se não forem tratados precocemente.
​
Os sintomas normalmente começam aos poucos e vão piorando com o tempo e incluem dificuldade para urinar, fluxo de urina fraco, grande necessidade de urinar durante o dia, interrupção do sono para urinar, urgência para urinar e incontinência.
​
Por vezes, a bexiga pode estar obstruída devido a um câncer de próstata, ou uma hiperplasia benigna da próstata (HBP) - aumento da próstata.
​
As obstruções na saída da bexiga são raras em mulheres, e, quando ocorrem, costumam ser devido a distúrbios neurológicos ou a uma bexiga grande e flácida.
SINTOMAS
Os sintomas da retenção urinária podem incluir:
-
Dificuldade em começar a urinar
-
Dificuldade em esvaziar totalmente a bexiga
-
Gotejamento ou fluxo de urina fraco
-
Perda de pequenas quantidades de urina durante o dia
-
Incapacidade de sentir quando a bexiga está cheia
-
Aumento da pressão abdominal
-
Falta de vontade de urinar
-
Tensão e esforço para forçar a saída da urina da bexiga
-
Micção frequente
-
Noctúria (acordar mais de duas vezes à noite para urinar)
CAUSAS
Existem duas causas gerais de retenção urinária: obstrutiva e não obstrutiva.
Se houver uma obstrução (por exemplo, pedras nos rins), a urina não consegue fluir livremente pelo trato urinário.
Causas não obstrutivas incluem músculo fraco da bexiga e problemas nervosos que interferem nos sinais entre o cérebro e a bexiga. Se os nervos não estão funcionando adequadamente, o cérebro pode não conseguir receber a mensagem de que a bexiga está cheia.
Algumas das causas mais comuns da retenção urinária não obstrutiva são:
-
Acidente Vascular Cerebral
-
Parto vaginal
-
Lesão ou trauma pélvico
-
Comprometimento da função dos músculos ou nervos devido à medicação ou anestesia
-
Acidentes que causam lesões no cérebro ou na medula espinhal
A retenção obstrutiva pode resultar de:
-
Câncer
-
Pedras nos rins ou na bexiga
-
Aumento da próstata (Hiperplasia Prostática Benigna) em homens
Converse com seu médico sobre seus sintomas e como eles afetam o seu dia a dia. Seu médico fará um diagnóstico com base nos seus sintomas.
​
Aconselha-se procurar um especialista o mais rápido possível, pois a regressão dos sintomas nem sempre é possível, mesmo com o devido tratamento, nos casos mais graves.
​
O tratamento precoce pode evitar danos a longo prazo e fornecer alívio rápido para sintomas desconfortáveis.