Faça o agendamento online. 
É fácil, rápido e seguro.

Carúncula Uretral é uma pequena eminência vermelha, patológica, no meato urinário da mulher. Essa lesão uretral é mais comum na mulher e se forma a partir do revestimento interno do canal da urina podendo na maioria dos casos fazer protusão através do meato uretral e desta forma ocasionar sintomas obstrutivo. Também conhecido como granulomatosa ou pólipo uretral vascular, que é uma doença do trato urinário feminino comum.

Ocorre em mulheres pós menopausa, que pela privação hormonal acaba tendo essa eversão da mucosa e formando lesões no meato uretral que são causadoras às vezes de sangramento ou obstrução ao nível da uretra.

As carúnculas uretrais são mais comuns em mulheres que passaram pela menopausa. Durante esse período, o nível de estrogênio cai para uma quantidade menor e a menstruação pára completamente. O estrogênio naturalmente mantém a pele da área genital flexível e se os seus níveis diminuírem, a pele pode secar e tornar-se propensa a outras irritações.

Não existe risco da carúncula transformar se em algo maligno, às vezes pode atrapalhar a micção ou ter episódios de sangramento. Normalmente não causa sintomas. A maioria das pessoas nem sabe que está lá até que seu médico o indique durante um exame de rotina.

É raro carúncula dar sintomas. Mas quando há dor, obstrução ou infecção de repetição é caso de cirurgia

 

Um carúnculo uretral é geralmente descoberto durante um exame pélvico de rotina. No entanto, pode ser difícil determinar visualmente se o crescimento é realmente um carúnculo uretral ou outro tipo de lesão, como um carcinoma (um tipo de tumor cancerígeno).

Para um diagnostico mais preciso o médico pode colher uma amostra de tecido e enviar para biópsia. A biópsia é um procedimento médico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório. As biópsias são frequentemente usadas para diagnosticar tumores benignos ou malignos.

A menos que o crescimento esteja causando os sintomas. Se você estiver sentindo dor ou outro desconforto, o médico indicará um tratamento para reduzir a inflamação e corrigir a causa.

O tratamento típico pode incluir creme de estrogênio tópico para ajudar a restaurar seus níveis e um medicamento anti-inflamatório tópico para aliviar ainda mais os sintomas. Se os sintomas persistirem após o tratamento, a remoção cirúrgica pode ser necessária.

Caso o tumor seja anormalmente grande e causar sintomas significativos, não estiver respondendo a um tratamento menos intensivo ou se o diagnóstico não estiver claro a indicação cirúrgica será recomendada.

Esse procedimento geralmente envolve cistouretroscopia, excisão e biópsia e geralmente tem excelentes taxas de sucesso. Algumas pessoas podem receber apenas anestesia local, outras podem receber sedação ou anestesia mais profunda.

#UrologiaTirol #Urogrupo #UroPediatria #Urologista

#DrRafaelPauletti #UrologiaEmNatal #UrologiaMaisSaúde

Siga nas Redes Sociais

  • Facebook
  • Instagram