fundo rosa.jpg
Faça o agendamento online. 
É fácil, rápido e seguro.

Médico Urologista também cuida da saúde feminina

Todo médico especializado em Urologia encontra-se apto para atender tanto homens como mulheres, desde crianças até idosos.

O urologista é responsável por tratar não só das doenças genitais masculinas (principalmente patologias da próstata, dos testículos, da região escrotal e pênis), mas também pelo tratamento de doenças do trato urinário em homens e mulheres (como as patologias dos rins, ureter, bexiga e uretra).

O atendimento às mulheres é extremamente importante, pois com o aumento da longevidade dos brasileiros, cada vez mais mulheres irão ao consultório do urologista. Elas representam aproximadamente 30% das consultas e cabe destacar o período da menopausa onde quase metade das mulheres tem problemas na bexiga.

Muitas doenças urológicas acometem as mulheres, mas a infecção urinária (cistite) é de longe, a mais comum. ​O cálculo renal, popularmente conhecida como pedras nos rins, a doença é bastante frequente e pode ser causada pelo acúmulo de sais na urina. As disfunções miccionais e incontinência urinária também podem em todas as fases da vida.

Além destas, várias outras doenças femininas devem ser tratadas pelo urologista. Hiperatividade da bexiga (vontade repentina de urinar); divertículo de uretra (espécie de bolsa na uretra que pode infectar); fistula vesico-vaginal (que provoca perda constante de urina pela vagina); tumores dos rins, da bexiga, do ureter e da uretra. Algumas patologias inclusive são assintomáticas.

Visitas regulares ao urologista e estar atento aos sintomas podem ajudar a prevenir ou auxiliar no diagnóstico precoce de doenças do aparelho sobretudo, no caso da prevenção do câncer e do cálculo do trato urinário.

Prevenção é o melhor remédio: cuide-se! 

Sempre consulte um urologista para avaliação e tratamento adequado.

Siga nas Redes Sociais